Caixa de informações de série de rodas Blickle
Dureza do rasto e pneu. Conservação do solo/deslizar suave. Resistência à rotação, ao arranque e ao rolamento. Resistência à rutura.
Para facilitar a escolha do produto correto, fornecemos uma caixa de informações da Blickle para cada série de rodas. Die Infobox verschafft einen Überblick Isto fornece uma visão geral da dureza do rasto e pneu de uma roda, o seu funcionamento suave e conservação do solo, resistência ao rolamento e resistência ao desgaste.
A dureza do rasto e pneu está classificada numa escala desde muito macia até muito dura, enquanto que as outras categorias estão classificadas desde satisfatória até excecional.
Dureza do rasto e pneu | |
65 Shore A | |
Funcionamento suave e conservação do solo | |
excelente | |
Resistência ao rolamento | |
muito boa | |
Resistência à rutura | |
boa |
Dureza do rasto e pneu
A dureza do rasto e pneu está indicada na caixa de informações em imagens nas páginas do produto. Quanto mais à direita se encontrar a marcação, mais duro é o rasto. A dureza para
- elastómeros e poliuretanos é fornecida em Shore A,
- Shore D para plásticos maciços e
- utilizando a escala Brinell para metais.
Não existe uma correlação linear entre os diferentes métodos de teste de dureza. Os valores apresentados no gráfico servem apenas como valores de referência e foram determinados empiricamente.
Material | Dureza do rasto e pneu | ||
Roda pneumática / borracha macia | 50-60 Shore A | ||
Borracha elástica maciça | 65 Shore A | ||
Borracha maciça superelástica | 70 Shore A | ||
Borracha maciça normal | 80 Shore A | ||
Poliuretano termoplástico (TPU), macio | 80 Shore A | ||
Elastómero de borracha termoplástico (TPE) | 85 Shore A | ||
Poliuretano 75 Shore A | 75 Shore A | ||
Poliuretano 92 Shore A | 92 Shore A | ||
Poliuretano termoplástico (TPU), duro | 92–98 Shore A | ||
Polipropileno | 60 Shore D | ||
Nylon | 70 Shore D | ||
Nylon fundido | 80 Shore D | ||
Ferro fundido / aço | 180–230 HB |
Funcionamento suave e conservação do solo
Quanto maior for a pontuação nesta categoria, mais silenciosa e fácil será a roda nas superfícies.
Conservação do solo
Os rastos duros exercem mais pressão num
solo do que os rastos mais macios. Um rasto
com cinco pontos no funcionamento suave e na
categoria de proteção do solo tem qualidades de
conservação do solo excecionalmente boas.
A conservação do solo mede-se com base na pressão no solo média. Os valores de referência para cada tipo de rasto fornecem-se à direita.
Funcionamento suave
Em princípio, as viaturas tendem a ser mais
silenciosas quando têm rodas largas com rastos espessos
macios. Os rastos duros resultam em níveis
de ruído mais elevados do que os rastos macios.
Uma pontuação elevada no funcionamento suave e
na categoria de conservação do solo levará assim
a esperar níveis de vibração e emissão de ruído
baixos durante o transporte de mercadorias.
As rodas duras também podem utilizar-se com níveis de ruído baixos e um grau elevado de conforto operacional durante o transporte de cargas numa superfície macia (por ex., uma carpete).
Calcular a pressão média no solo
A pressão média no solo calcula-se dividindo a
força de lançamento radial [N] pela superfície de
contacto da roda [mm²].
Material | Funcionamento suave / conservação do solo | Pressão no solo média | |
Roda pneumática / borracha macia | 0,8 N/mm² | ||
Borracha elástica maciça | 1,8 N/mm² | ||
Borracha maciça superelástica | 1,5 N/mm² | ||
Borracha maciça normal | 3,5 N/mm² | ||
Poliuretano termoplástico (TPU), macio | 4,0 N/mm² | ||
Elastómero de borracha termoplástico (TPE) | 4,5 N/mm² | ||
Poliuretano 75 Shore A | 3,5 N/mm² | ||
Poliuretano 92 Shore A | 8,0 N/mm² | ||
Poliuretano termoplástico (TPU), duro | 11,0 N/mm² | ||
Polipropileno / nylon | 40,0 N/mm² | ||
Nylon fundido | 60,0 N/mm² | ||
Ferro fundido / aço | >350 N/mm² |
Resistência a torção, rolamento e ao arranque
A resistência inicial reflete a quantidade de força de lançamento necessária para mover a roda quando está parada. A resistência ao rolamento refere-se à quantidade de força de lançamento para manter a roda em movimento de uma forma regular. A resistência ao arranque e ao rolamento é afetada pelos fatores seguintes:
- diâmetro da roda
- geometria do rasto otimizada
- dureza do rasto e pneu
- recuperação da forma do rasto
- rolamento da roda
- superfície
A resistência ao rolamento ocorre como resultado da compressão e descompressão constantes do rasto enquanto a roda está a rodar (histerese).
A medição da resistência ao rolamento é efetuada com a ajuda de um banco de ensaios. Os valores de medição são determinados em condições ideais:
- superfície de aço plana, suave, regular e livre de sujidade e de obstáculos
- velocidade: 4 km/h
- temperatura: +20 °C
- carga: ⅔ da capacidade de carga máx.
Com estas condições padronizadas é possível comparar as resistências ao rolamento das diferentes séries de rodas.
Material | Resistência ao rolamento | ||
Roda pneumática / borracha macia | boa | ||
Borracha elástica maciça | muito boa | ||
Borracha maciça superelástica | boa | ||
Borracha maciça normal | satisfatória | ||
Poliuretano termoplástico (TPU), macio | muito boa | ||
Elastómero de borracha termoplástico (TPE) | muito boa | ||
Poliuretano 75 Shore A (Softhane®) | muito boa | ||
Poliuretano 75 Shore A (Besthane® Soft) | excelente | ||
Poliuretano 92 Shore A (Extrathane®) | muito boa | ||
Poliuretano 92 Shore A (Besthane®) | excelente | ||
Poliuretano termoplástico (TPU), duro | muito boa | ||
Polipropileno / nylon | excelente | ||
Nylon fundido | excelente | ||
Ferro fundido / aço | excelente |
As condições de funcionamento divergentes (qualidade da superfície, temperatura, velocidade, etc.) devem ser consideradas ao definir a engrenagem de tração e influenciar significativamente a resistência ao rolamento.
A resistência a torção é a força necessária para alinhar os rodízios giratórios na direção de deslocação.
A resistência a torção é afetada pelos fatores seguintes:
- Área de contacto da roda: A área de contacto da roda fira em torno do seu centro quando o rodízio giratório roda. Isto causa fricção. A resistência depende da interação entre a superfície e o rasto da roda, para além do tamanho da área de contacto.
- Resistência da cabeça giratória: A estrutura e a qualidade da estrutura da cabeça giratória têm impacto na sua resistência a torção.
- Offset do rodízio giratório: A resistência a torção do rodízio giratório é influenciada pela distância entre o centro da cabeça giratória e o centro da área de contacto.
Resistência à rutura
Quanto maior for a pontuação nesta categoria, maior será a resistência à rutura da roda.
Para além de outros fatores, a resistência à rutura inclui a resistência à abrasão de elastómeros ou elastómeros termoplásticos segundo a ISO 4649. A resistência de outros tipos de rasto à abrasão foi testada segundo a ISO 4649.
Os tipos de rasto estão atribuídos a diferentes categorias de resistência à abrasão no gráfico à direita.
Material | Resistência à rutura | ||
Roda pneumática / borracha macia | satisfatória | ||
Borracha elástica maciça | boa | ||
Borracha maciça superelástica | boa | ||
Borracha maciça normal | adequada | ||
Poliuretano termoplástico (TPU), macio | boa | ||
Elastómero de borracha termoplástico (TPE) | satisfatória | ||
Poliuretano 75 Shore A | muito boa | ||
Poliuretano 92 Shore A | excelente | ||
Poliuretano termoplástico (TPU), duro | muito boa | ||
Polipropileno | satisfatória | ||
Nylon | boa | ||
Nylon fundido | muito boa | ||
Ferro fundido / aço | excelente |