Versões / opções
Sistemas de travão
Travão de roda e cabeça giratória Blickle
Os sistemas de travão evitam que os rodízios giratórios rolem ou girem quando parados (travão de roda e cabeça giratória). Utilizam-se o sistemas de travão «dianteiro», «traseiro», «fixo» e «central». Os sistemas de travão «dianteiro» estão localizados na frente, relativamente à direção de movimento. Os sistemas de travão «Traseiro» estão instalados na parte traseira dos rodízios. Os sistemas de travão «Fixo» não rodam com a cabeça giratória e o pedal mantém-se sempre na mesma posição. Os sistemas de travão «Central» utilizam uma única alavanca para travar dois ou mais rodízios num equipamento de transporte.
Deve-se selecionar um sistema de travão após consideração cuidadosa de facilidade de utilização, condições da instalação e medidas de prevenção de acidentes específicas do utilizador. As forças de travagem serão reduzidas quando se utiliza uma roda com um rasto/pneu muito macio (por ex., série de rodas VW, VWPP, P, PK, PS).
Travões Blickle
A diferença entre um sistema retentor e um
travão consiste no facto de o sistema retentor ser
utilizado para fixar a viatura no lugar quando
parada.
Um travão pode ser acionado durante a
deslocação de um equipamento de transporte
para reduzir a sua velocidade. Por norma, os
travões também podem servir de retentores.
Travão Blickle «stop-fix» de roda
e cabeça giratória
(código de produto adicional: -FI)
Travão Blickle «stop-top» de
roda e cabeça giratória
(código de produto adicional: -ST)
Blickle «ideal-stop» travão de
roda e cabeça giratória
(código de produto adicional: -IS)
Sistema de travão central
«central-stop» Blickle
(código de produto adicional: -CS...)
Para equipamentos de transporte para cargas
leves e rodízios para cargas pesadas
Este sistema de travão «traseiro» utiliza o bloqueio
positivo (série LUH: força de ajuste) para evitar a
rotação da cabeça giratória. A roda é travada
utilizando um mecanismo de travagem estável, de
força de ajuste desenhado para máxima segurança
e uma vida útil alargada.
A cabeça giratória é bloqueada no lugar através do
bloqueio de uma mola do travão num disco de
esfera dentado. A roda também é bloqueada devido
ao design especial da mola. (Série LUH: bloqueio de
força de ajuste da cabeça giratória).
Pode encontrar mais informações aqui.
Pode ajustar-se a pressão de fixação para a série de
suportes LK e LKX (Ø roda 125 x 50 mm), LUH e LH.
Este sistema de travão foi desenhado para
minimizar o raio de rotação.
Para equipamentos de transporte e rodízios para
cargas pesadas
Este sistema de travão «dianteiro» utiliza bloqueio
de força de ajuste da cabeça giratória para evitar a
rotação da cabeça giratória.
A roda é bloqueada utilizando um mecanismo de
travagem estável, de força de ajuste, concebido
para segurança e uma vida útil alargada.
Pode ajustar-se a pressão de fixação.
O raio de rotação do pedal situa-se normalmente
dentro da faixa de rotação da roda.
Mais informações: aqui
Para equipamentos de transporte e rodízios para
cargas pesadas
O pedal deste sistema de travão «fixo» mantém-se
sempre na mesma posição em vez de rodar com o rodízio giratório. O sistema de força de ajuste evita
a rotação da cabeça giratória. Para determinadas
séries e tamanhos de rodízios, utilizam-se tanto o
bloqueio positivo como a força de ajuste.
A roda é travada utilizando um mecanismo de
travagem de roda de força de ajuste que está
concebido para a máxima, estabilidade, segurança e
uma vida útil alargada.
Pode ajustar-se a pressão de fixação para a séries
de rodízios L, LH und LK (Ø roda 150 mm).
O pedal «ideal-stop» é fornecido com dois furos
como standard. Isto torna possível juntar dois rodízios giratórios ou utilizar uma alavanca para
acionar os dois pedais simultaneamente.
Pode encontrar mais informações aqui.
Os rodízios na serie de suportes LK e LH com este
sistema de travão têm uma altura total de 17 mm
superior à dos rodízios que não utilizam o sistema
«ideal-stop». Está disponível um adaptador sintético (código de produto: AP3-17) para compensar a
diferença de altura para rodízios sem sistema de
travão. Ver «versões / opções» nas páginas
relevantes.
Para rodízios de transporte das séries LE e LK
Este sistema de travão utiliza bloqueio de força de
ajuste para evitar a rotação da cabeça giratória.
A roda é bloqueada utilizando um mecanismo de
travagem estável, de força de ajuste, concebido
para máxima segurança e uma vida útil alargada.
A característica distintiva deste sistema de travão é
que dois ou mais rodízios nos equipamentos de
transporte podem ser bloqueados simultaneamente
utilizando uma alavanca.
Pode ajustar-se o comprimento do pedal para
garantir que se pode travar/destravar o travão
confortavelmente. Outra característica é o ângulo
pequeno de acionamento e a estrutura reduzida que
economiza o espaço do travão. O travão não roda
com o rodízio giratório.
Clique aqui para ver o vídeo do produto.
Sistema de travão central
«central-stop» Blickle
(código de produto adicional: -CS...)
Travão de roda «Radstop»
da Blickle
(código de produto adicional: -RA)
Travão de roda «Radstop»
da Blickle
(código de produto adicional: -RAH)
Para equipamentos de transporte e rodízios para
cargas pesadas das séries L e LH
Este sistema de travão utiliza o bloqueio de força de
ajuste para evitar a rotação da cabeça giratória.
Este bloqueio da cabeça giratória de força de ajuste
é suportado por um sistema de bloqueio positivo.
A roda é bloqueada utilizando um mecanismo de
travagem estável, de força de ajuste, concebido
para máxima segurança e uma vida útil alargada.
A característica distintiva deste sistema de travão é
que dois ou mais rodízios nos equipamentos de
transporte podem ser bloqueados simultaneamente
utilizando uma alavanca.
Pode ajustar-se o comprimento do pedal para
garantir que se pode travar/destravar o travão
confortavelmente. Outra característica é o ângulo
pequeno de acionamento e a estrutura reduzida que
economiza o espaço do travão. O travão não roda
com o rodízio giratório.
Pode ajustar-se a pressão de fixação.
Para rodízios para cargas pesadas (acionados
por pé) e rodízios compactos e para cargas
leves
Este sistema de travão utiliza um mecanismo de
travagem de roda de força de ajuste que está
concebido para a máxima simplicidade,
estabilidade, segurança e uma vida útil prolongada.
O travão de roda é acionado com o pé e cria forças
de travagem extremamente elevadas para fixar até
mesmo as cargas mais pesadas. O sistema trava
ambas as rodas num sistema de rodízio de roda
dupla.
Utiliza-se o «Radstop» como um sistema de travão
dianteiro para rodízios para cargas pesadas e como
um sistema de travão traseiro para rodízios
compactos e para cargas leves.
Para rodízios para cargas pesadas (acionados
manualmente)
Este sistema de travão utiliza um mecanismo de
travagem de roda de força de ajuste que está
concebido para a máxima simplicidade,
estabilidade, segurança e uma vida útil prolongada.
O travão de roda é acionado manualmente e cria
forças de travagem extremamente elevadas para
fixar até mesmo as cargas mais pesadas. O sistema
trava ambas as rodas num sistema de rodízio de
roda dupla.
Travões / travões de solo / macacos
Travão de tambor Blickle
(código de produto adicional: -TB / -TBL / -TBR)
Travão permanente da Blickle
(código de produto adicional: -TML / -TMR)
Travão de solo Blickle
(código de produto: FF...)
Macaco Blickle
(código de produto: WH...)
Este travão funciona pressionando as patilhas dos
travões integradas na roda contra o centro fundido
da roda, que atua como um travão de tambor.
O travão de tambor proporciona um desempenho de
travagem de nível elevado, apesar de ser necessária
pouca força para acioná-lo. Pode acionar-se o
travão com vários controlos, tais como uma
alavanca ou tração por cabo.
O suporte fechado garante que as patilhas dos
travões ficam amplamente protegidas contra
corrosão e sujidade. Isto garante que o desempenho
de travagem permanece consistente, independentemente
da humidade e sujidade exterior
Mais informações podem ser encontradas aqui.
Ver Travão de tambor na Secção Soluções especiais.
Um travão permanente é idêntico a um travão de
tambor, mas utiliza uma mola integrada para
travagem quando o travão não está ativado. Pode
libertar-se o travão utilizando uma alavanca ou
tração por cabo.
Pode encontrar mais informações aqui.
As versões esquerda (código de produto adicional:
-TML) e direita (código de produto adicional: -TMR)
estão disponíveis para travões permanentes. Os
travões permanentes também estão disponíveis
para rodízios giratórios. Para travões permanentes
sem travão direcional com código de produto
adicional -TM13 e para travões permanentes com
travão direcional com código de produto adicional
-TTM13.
Ver Travão permanente na Secção Soluções especiais.
Os travões de solo mantêm os equipamentos de
transporte numa posição de descanso. Estão fixos
diretamente no equipamentos de transporte. Acionar
o pedal retira alguma da carga do equipamento de
transporte sem levantá-lo.
Quando acionado, o travão de solo deflete-se
aproximadamente 10 mm. A pressão de contacto da
superfície máxima em combinação com os rodízios
fixos e giratórios é de aprox. 60 kg. Zincado,
passivado a azul, livre de cromo hexavalente.
Ver Travão de solo na Secção Soluções especiais.
Mais informações: aqui.
Código de produto |
Altura total |
Altura total |
||
FF 100-1 |
108 |
138 |
||
FF 125-1 |
133 |
163 |
||
FF 125 |
142 |
180 |
||
FF 150 |
170 |
208 |
||
FF 160 |
175 |
213 |
||
FF 200 |
217 |
255 |
Utilizam-se os macacos Blickle para elevar
equipamentos de transporte na sua posição de
descanso. Estão fixos diretamente nos
equipamentos de transporte. O acionamento do
pedal eleva o equipamento de transporte.
É possível combinar os macacos com uma vasta
gama de série de rodízios. Os macacos têm o seu
melhor desempenho quando a altura total do
macaco acionado (H1) ultrapassa a altura total dos
rodízios giratórios e fixos em 5 mm. Dependendo do
peso do operador, podem fornecer uma força de
elevação de entre 150 kg e 250 kg. A carga vertical
no macaco não deve ultrapassar 500 kg quando
elevada.
Ver Macacos na Secção Soluções especiais.
Código de produto |
Altura total |
Altura total |
||
WH 160 |
166 |
209 |
||
WH 200 |
207 |
250 |
||
WH 250 |
257 |
300 |
Travão direcional
Travão direcional Blickle para
rodízios giratórios estampados
(código de produto: RI...)
Travão direcional Blickle para rodízios
giratórios em aço soldado
(código de produto adicional: -RI4)
Travão direcional Blickle para
rodízios giratórios para cargas
pesadas
(código de produto adicional: -RI4H)
Travão direcional Blickle e travão
de roda para rodízios giratórios
sintéticos
(código de produto adicional: -RIFI)
Os travões direcionais bloqueiam o movimento
giratório de um rodízio giratório em direções
predefinidas. Quando o travão direcional é acionado,
o rodízio giratório atua como um rodízio fixo.
Este travão direcional é fornecido como uma peça
separada e é instalado juntamente com o rodízio
giratório. Também pode instalar-se posteriormente
já que não é necessário efetuar alterações
estruturais no suporte do rodízio giratório.
Esta opção está disponível para uma vasta gama da
série de rodízios giratórios.
Os travões direcionais bloqueiam o movimento
giratório de um rodízio giratório em direções
predefinidas. Quando o travão direcional é acionado,
o rodízio giratório atua como um rodízio fixo.
Este travão direcional é uma unidade integrada
soldada na placa de fixação. Pode utilizar-se para
posições de fixação específicas do cliente para além
da posição de 90° standard (código de produto
adicional: -RI4, quatro posições de fixação). Esta
versão é robusta e concebida para utilização com rodízios para cargas pesadas.
Esta opção está disponível para uma vasta gama de rodízios giratórios soldados para cargas pesadas.
Os travões direcionais bloqueiam o movimento
giratório de um rodízio giratório em direções
predefinidas. Quando o travão direcional é acionado,
o rodízio giratório atua como um rodízio fixo.
Este travão direcional é uma unidade integrada na
placa de fixação. Este travão direcional fornece
quatro posições de fixação (90°) utilizando um
parafuso retentor. Esta versão é extremamente
robusta e concebida para utilização com rodízios
para cargas pesadas.
Esta opção está disponível para uma vasta gama de rodízios em aço soldado para cargas pesadas.
Está disponível uma combinação de travão
direcional e roda do travão para rodízios giratórios
na série Blickle MOVE com um diâmetro da roda de
125 mm. Funciona com uma alavanca de pé de
duas peças. A alavanca esquerda ativa o sistema
retentor completo. A alavanca direita ativa o travão
direcional.
Este sistema de travão «traseiro» utiliza inicialmente
o bloqueio positivo para evitar a rotação da cabeça
giratória. A cabeça giratória é bloqueada através do
retentor de uma mola do travão num disco de esfera
dentado. Na segunda fase, a roda é bloqueada
utilizando um mecanismo de travagem de força de
ajuste.
detalhes do travão direcional
Outras opções
Mecanismo de reposição automática
de direção
(código de produto adicional: -RIR2)
Placas antifios
(código de produto adicional: -FA ou «KA»
ou «KF» no código de produto)
Proteção de pés
(código de produto adicional: -FS, -FP
e -FG)
Paragolpes
(código de produto: AW..., AG... e ARG...)
Tapa-cubo para roda batente
Tapa-cubo STARLOCK® fabricado
em aço inoxidável
(código de produto: ST-KA...)
Casquilho aço inox revestido a
PTFE
(código de produto: XAT...)
Os mecanismos de reposição de direção apontam
um rodízio giratório numa direção predefinida num
estado sem carga. Este mecanismo reduz
problemas que afetam o manuseamento de
equipamentos de transporte utilizado em
instalações automatizadas e zonas de carga e
descarga..
O mecanismo RIR2 está concebido para uma maior
vida útil.
Para o vídeo do produto
Estão disponíveis versões especiais para fornecer
forças e fixações de lançamento.
Os discos da placas antifios são fabricados em aço
estampado zincado, passivado a azul, livre de cromo
hexavalente (código de produto adicional: -FA) ou
utilizando moldagem de plástico por injeção («KA»
ou «KF» co código de produto).
Evitam que os lixos se enrolem ao eixo e bloqueiem
as rodas.
Na versão «KA», as placas antifios cobrem o cubo
da roda.
Na versão «KF», as placas antifios cobrem todo o
centro da roda.
Esta opção está disponível para uma vasta gama da
série de rodízios fixos e giratórios.
A proteção de pés é fabricada em aço estampado
zincado, passivado a azul, livre de cromo hexavalente
(código de produto adicional: -FS). Para rodízios
em aço soldado (série LO/LS), a proteção de pés é
uma estrutura soldada. Para rodízios em aço
inoxidável resistentes à corrosão, a proteção de pés
é fabricada num material sintético resistente a
impactos (polietileno, código de produto adicional:
-FP). A proteção de pés é aparafusada ou soldada
no suporte e evita ferimentos nos pés. Normalmente
fica afastada do solo 15 a 25 mm.
Pode fornecer-se uma versão especial para garantir
uma distância diferente até ao solo. Também estão
disponíveis as versões em mola, zincado, passivado
a azul, livre de cromo hexavalente (código de
produto adicional: -FG).
Esta opção está disponível para uma vasta gama da
série de rodízios fixos e giratórios.
Os paragolpes reduzem os riscos de danos nas
paredes e nos veículos no caso de uma colisão.
Os paragolpes para tubos quadrados e redondos
são fabricados em polietileno ou numa borracha
maciça, e estão disponíveis nas cores branco
acinzentado, cinzento prateado e cinzento. Estão
fixos ou ligados a aros tubulares nas zonas externas
das viaturas.
Os paragolpes giratórios (código de produto
adicional: - AMW(X), -AMG(X)) também estão
disponíveis para rodízios sintéticos Blickle WAVE. Também evitam o raspar nas paredes.
Utiliza-se um parafuso para instalar os paragolpes
diretamente nos rodízio.
Os tapa-cubos são fabricados em aço zincado,
passivado a azul, livre de cromo hexavalente.
Protegem o rolamento de esferas exterior das rodas
batentes contra sujidade, poeira, etc., e tapam a
extremidade do eixo e a fixação da roda. Em rodas
batente, o rolamento de esferas está ligeiramente
recuado no exterior do cubo. Isto torna fácil instalar
o tapa-cubo no cubo da roda. Isto reduz o aperto.
Esta opção está disponível para uma vasta gama da
série de rodas.
Os tapa-cubo STARLOCK® são uma forma fácil de fixar rodas para cargas leves num eixo. A roda é colocada num eixo à medida que a roda batente e o tapa-cubo STARLOCK®são pressionados para a extremidade exterior do eixo. Os tapa-cubo STARLOCK® estão disponíveis para os diâmetro do eixo seguintes: 12, 15, 20 e 25 mm.
O casquilho aço inox revestido a PTFE é composto
por um casquilho aço inox e um revestimento PTFE.
Ao rodar sob carga, o revestimento PTFE
expande-se para o interior do casquilho da roda.
Isto proporciona o emparelhamento desejado (PFTE/
aço inoxidável) com características de deslizamento
excecionais. Também reduz as emissões de ruído
Esta opção está disponível para uma vasta gama de rodas resistentes ao calor. Nas séries de rodas PHN e VKHT está disponível
uma variedade de rodízios resistentes ao calor com
um casquilho aço inox revestido a PTFE como
standard.