7.000 rodas para Roterdão
A Blickle desenvolve solução à medida para as escadas rolantes do Maastunnel
O cliente
O Maastunnel de 1.070 metros passa sob o Novo Mosa. Mais de 75.000 veículos automóveis e 7.000 bicicletas e ciclomotores utilizam o túnel todos os dias. O túnel também fornece oito escadas rolantes para as centenas de peões que atravessam o túnel todos os dias. Cada escada rolante tem um comprimento de 45 metros e vai até 21 metros abaixo do nível do solo, com uma inclinação de 30 graus. As escadas rolantes foram avaliadas como parte de uma extensa remodelação das instalações do túnel. Os peritos em Roterdão verificaram que as suas rodas se tinham desgastado ao longo dos anos. Depois de procurar um substituto, a administração da cidade encontrou o que procurava em Rosenfeld.
O desafio
Os peritos em transporte procuravam "as melhores rodas para as escadas rolantes do monumento nacional de Maastunnel". Foram necessárias 3.500 rodas livres e rodas dentadas para que as escadas rolantes funcionassem corretamente. Uma solução à medida era a única resposta devido ao diâmetro das rodas grandes em questão e ao facto de as rodas precisarem de variar em espessura. O maior desafio: as rodas tinham de caber no eixo existente da corrente da escada. Para assegurar uma vida útil longa, as especificações da cidade apenas permitiam uma quantidade muito pequena de folga na roda. Os especialistas da Blickle em rodas e rodízios de Rosenfeld foram contactados como parte da procura por um parceiro adequado por parte da cidade.
A nossa solução
Após analisar os requisitos ao pormenor, os peritos da Blickle conceberam um protótipo e submeteram-no a uma série de testes exigentes. As rodas tinham de ser simultaneamente resistentes ao impacto e quimicamente resistentes à água, óleo, sal, lubrificação e desengordurante. Também precisavam de ter resistência ao atrito suficiente para evitar o deslizamento na pista metálica, suportando temperaturas de -5 a 40 graus Celsius. As especificações exigiam mesmo que as rodas fossem auto-extinguíveis em caso de incêndio e que utilizassem materiais termoplásticos que cumprissem os requisitos de segurança contra incêndios do utilizador. O resultado destes testes e a análise custo/benefício acabaram por convencer os decisores em Roterdão a adjudicar o contrato à Blickle em Rosenfeld.
O resultado
A Blickle desenvolveu rodas livres com um diâmetro de 180 x 30 mm e rodas dentadas com um diâmetro de 180 x 40 mm. Estas proporcionaram à administração de Roterdão uma variedade de vantagens. As rodas para cargas pesadas utilizam um retardador de chama e um rasto em nylon 6 reforçado com fibra de vidro com uma dureza de 80 Shore D. Os centros da roda com rodagem precisa proporcionam uma concentricidade excecional. Os rolamentos de esferas cónicos e de ranhura resiliente estão incluídos para assegurar uma vida útil superior a 25 anos. Os anéis internos e externos dos rolamentos de esferas são simétricos, tornando as rodas livres silenciosas e suaves. Os anéis dos rolamentos de esferas cónico utilizados para as rodas dentadas são assimétricos para uma excelente capacidade de carga radial e axial. As rodas extinguem-se ao fim de 30 segundos, ardem sem chama até 60 segundos e não produzem qualquer material inflamável. Os rolamentos utilizam coberturas especiais para evitar a sujidade.
Informações técnicas e vantagens - SPO 180x30/20-14K – 959895 e SPO 180x40/20-30SK – 959896
- Rasto resiliente de nylon 6 reforçado de fibra de vidro 6.
- Coberturas especiais para as unidades de rolamento mantêm a manutenção a um nível mínimo.
- Rolamentos de esferas especiais para uma excelente capacidade de carga radial e axial.
- Solução a longo prazo para o cliente.